terça-feira, 20 de outubro de 2009
Teologia Não-descartável
quarta-feira, 16 de setembro de 2009
Não deixe a chama se apagar
Texto base: Mateus 25;1 a 13
- a parábola das dez virgens.
1- Devemos estar sempre vigilantes e ansiosos pela vinda do Senhor.
· Tiremos pelo exemplo das virgens prudentes: todas tinham suas reservas de azeite, prontas para aguardar o noivo à noite toda. v4
Nós crentes devemos estar sempre atentos, devemos viver como se Cristo estivesse pra vir daqui a um momento, e não como se fosse para amanhã ou daqui um mês ou até um ano ou anos. Cristo vem a qualquer momento não sabemos a hora nem o dia, por isso estejamos sempre com a nossa chama do espírito acesa, tendo muita fé em Deus, sempre O adorando em espírito e em verdade, louvando suas maravilhas, orando bastante, lendo sua Palavra, trabalhando em sua obra, evangelizando, e sempre nos fortalecendo na comunhão com os irmãos na fé.
2- O imprudentes serão deixados pra trás.
· Aqueles que estão em trevas não verão o momento que o Senhor chegará. v10
· O exemplo das virgens néscias nos chama a atenção para a questão de que aqueles que deixarem seu fogo se apagar serão deixados pra trás. v11
Aqueles que deixarem a sua chama se apagar, infelizmente serão deixados pra trás, as virgens deixaram suas lâmpadas se apagarem e a conseqüência foi que o noivo chegou e elas não o viram, pois estavam em trevas e Ele passou por elas e fechou a porta. O crente que deixa a sua chama se apagar, esta correndo o risco de ser deixado pra trás, o crente que não ora mais, não louva e adora a Deus com todo coração, não lê a Palavra, tem pouca fé, que é religioso, simplesmente vai a igreja por ir, entra e sai do mesmo jeito que entrou, não se dispõe a fazer a obra do Senhor e se detém nas coisas mundanas; esse tipo de crente, não é crente de verdade e será deixado pra trás, quando o Senhor vier na sua glória e arrebatar a igreja.
· Não podemos deixar para depois pois não sabemos nem a hora ou o dia em que Ele virá (v13). A palavra do Senhor nos diz em Mt 25:27 “Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até o ocidente, assim será também a vinda do filho do homem.” A vida do Senhor será repentina, ele pegará todos de surpresa e quem estiver despreparado não terá tempo de voltar atrás.
Não podemos deixar pra amanhã ou depois, para consertar o que está errado em nós, é necessário nos examinar dia a dia, pra ver se estamos realmente com nossas chamas acesas, e se estivermos com as nossas “reservas de azeite” se esvaziando, vamos em busca antes que a chama se apague e o Senhor nos encontre em trevas, como esta escrito em Mt 24; 44 “Por isso ficai também vós apercebidos; porque numa hora em que não penseis, virá o Filho do homem.”, e não acabe ficando pra trás, “e ele vos responderá: Não sei donde sois; apartai-vos de mim, vós todos os que praticais a iniqüidade. Ali haverá choro e ranger de dentes quando virdes Abraão, Isaque, Jacó e todos os profetas no reino de Deus, e vós lançados fora. Lc 13;27,28 ”.
Portanto, devemos estar sempre vigilantes, preparados e ansiosos pela vinda do nosso Senhor Jesus Cristo, ela será repentina, por isso devemos estar sempre com a chama de nossos corações acesas, adorando o nosso Deus de todo o coração e o servindo sempre com alegria, por que muitos nas igrejas dirão “Comemos e bebemos na tua presença, e tu ensinaste nas nossas ruas. Lc 13;26 ”, mas não entregaram suas vidas verdadeiramente ao Senhor e Ele responderá; “Não sei donde sois; apartai-vos de mim, vós todos os que praticais a iniqüidade.Lc13;27” Mt 22:14 “Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos.”
Que Deus nos abençoe.
segunda-feira, 14 de setembro de 2009
As Riquezas Infinitas de Cristo
tudo é inútil e vão;
sem o evangelho
não somos cristãos;
sem o evangelho
toda riqueza é pobreza;toda sabedoria, loucura diante de Deus;toda força, fraqueza;e toda a justiça humana jaz sob a condenação de Deus.
Mas pelo conhecimento do evangelho somos feitos
filhos de Deus,irmãos de Jesus Cristo,compatriotas dos santos,cidadãos do Reino do Céu,herdeiros de Deus com Jesus Cristo, por meio de quem
os pobres são enriquecidos;os fracos, fortalecidos;os néscios, feitos sábios;os pecadores, justificados;os solitários, confortados;os duvidosos, assegurados;e os escravos, libertados.
O evangelho é o poder de Deus para a salvação de todo o que crê. Assim, tudo o que poderíamos pensar ou desejar deve ser achado somente neste mesmo Jesus Cristo.
Pois ele foi
vendido para nos comprar de volta;preso para nos libertar;condenado para nos absolver.
Ele foi
feito maldição para nossa bênção;ofertado pelo pecado para nossa justificação;desfigurado para nos tornar belos;
ele morreu pela nossa vida para que, por seu intermédio,
o furor converta-se em mansidão;a ira seja apaziguada;as trevas tornem-se luz;o temor, reafirmação;o desprezo seja desprezado;o débito, cancelado;o labor, aliviado;a tristeza convertida em júbilo;a desdita, em felicidade;as emboscadas sejam reveladas;os ataques, atacados;a violência, rechaçada;o combate, combatido;a guerra, guerreada;a vingança, vingada;o tormento, atormentado;o abismo, tragado pelo abismo;o inferno, trespassado;a morte, assassinada;a mortalidade convertida em imortalidade.
Resumindo,
a misericórdia tragou toda a miséria;e a bondade, toda a infelicidade.
Porque todas essas coisas, que deveriam ser as armas do mal na batalha contra nós, e o aguilhão da morte a nos trespassar, transformam-se em provações que podemos converter em nosso benefício.
Se podemos exultar com o apóstolo, dizendo, Ó inferno, onde está a tua vitória? Ó morte, onde está o teu aguilhão? É porque, pelo Espírito de Cristo prometido aos eleitos, já não somos nós quem vive, mas é Cristo quem vive em nós; e, pelo mesmo Espírito, estamos assentados entre aqueles que estão no céu, de modo que, para nós, o mundo já não conta, mesmo que ainda coexistamos nele; mas em tudo estamos contentados, independentemente de país, lugar, condição, vestimentas, alimento e todas essas coisas.
E, portanto,
somos consolados na tribulação,nos alegramos no infortúnio,glorificamos quando vituperados,temos abundância na pobreza,somos aquecidos na nudez,pacientes entre os maus,vivos na morte.
Eis, em síntese, o que deveríamos buscar em toda a Escritura: conhecer verdadeiramente Jesus Cristo e as riquezas infinitas compreendidas nele, as quais nos são ofertadas nele por Deus, o Pai.
Fragmentos do prefácio de Calvino à versão francesa do Novo Testamento (1534) traduzido por Pierre Robert Olivétan.
Seleção e arranjo: Tiago Canuto Baia
Tradução: Marcos VasconcelosRecife, 28 de julho de 2009
sábado, 15 de agosto de 2009
ENCONTRÃO DA FEDEREÇÃO
terça-feira, 11 de agosto de 2009
XVI Congresso Nacional da Mocidade Presbiteriana
segunda-feira, 10 de agosto de 2009
sexta-feira, 17 de julho de 2009
Falta de Amor?
no Blog O Tempora, O Mores!
Essa acusação reflete o sentimento pluralista e relativista que permeia a mentalidade evangélica de hoje e que considera todo confronto teológico como ofensivo. Nossa época perdeu a virilidade teológica. Vivemos dias de frouxidão, onde proliferam os que tremem em frêmito diante de uma peleja teológica de maior monta, e saem gritando histéricos, "linchamento, linchamento"!
Pergunto-me se a Reforma protestante teria acontecido se Lutero e os demais companheiros pensassem dessa forma.
É possível que no calor de uma argumentação, durante um debate, saiam palavras ou frases que poderiam ter sido ditas ou escritas de uma outra forma. Aprendi com meu mentor espiritual, Pr. Francisco Leonardo Schalkwijk, que a sabedoria reside em conhecer “o tempo e o modo” de dizer as coisas (Eclesiastes 8.5). Todos nós já experimentamos a frustração de descobrir que nem sempre conseguimos dizer as coisas da melhor maneira.
Todavia, não posso aceitar que seja falta de amor confrontar irmãos que entendemos não estarem andando na verdade, assim como Paulo confrontou Pedro, quando este deixou de andar de acordo com a verdade do Evangelho (Gálatas 2:11). Muitos vão dizer que essa atitude é arrogante e que ninguém é dono da verdade. Outros, contudo, entenderão que faz parte do chamamento bíblico examinar todas as coisas, reter o que é bom e rejeitar o que for falso, errado e injusto.
Considerar como falta de amor o discordar dos erros de alguém é desconhecer a natureza do amor bíblico. Amor e verdade andam juntos. Oséias reclamou que não havia nem amor nem verdade nos habitantes da terra em sua época (Oséias 4.1). Paulo pediu que os efésios seguissem a verdade em amor (Efésios 4.15) e aos tessalonicenses denunciou os que não recebiam o amor da verdade para serem salvos (2Tessalonicenses 2.10). Pedro afirma que a obediência à verdade purifica a alma e leva ao amor não fingido (1Pedro 1.22). João deseja que a verdade e o amor do Pai estejam com seus leitores (2João 3). Querer que a verdade predomine e lutar por isso não pode ser confundido com falta de amor para com os que ensinam o erro.
Apelar para o amor sempre encontra eco no coração dos evangélicos, mas falar de amor não é garantia de espiritualidade e de verdade. Tem quem se gabe de amar e que não leva uma vida reta diante de Deus. O profeta Ezequiel enfrentou um grupo desses. “... com a boca, professam muito amor, mas o coração só ambiciona lucro” (Ezequiel 33.31). O que ocorre é que às vezes a ênfase ao amor é simplesmente uma capa para acobertar uma conduta imoral ou irregular diante de Deus. Paulo criticou isso nos crentes de Corinto, que se gabavam de ser uma igreja espiritual, amorosa, ao mesmo tempo em que toleravam imoralidades em seu meio. “... contudo, andais vós ensoberbecidos e não chegastes a lamentar, para que fosse tirado do vosso meio quem tamanho ultraje praticou? Não é boa a vossa jactância...” (1Co 5.2,6). Tratava-se de um jovem “incluído” que dormia com sua madrasta. O discurso das igrejas que hoje toleram todo tipo de conduta irregular em seus membros é exatamente esse, de que são igrejas amorosas, que não condenam nem excluem ninguém.
Ninguém na Bíblia falou mais de amor do que o apóstolo João, conhecido por esse motivo como o “apóstolo do amor” (a figura ao lado é uma representação antiquíssima de João) Ele disse que amava os crentes “na verdade” (2João 1; 3João 1), isto é, porque eles andavam na verdade. "Verdade" nas cartas de João tem um componente teológico e doutrinário. É o Evangelho em sua plenitude. João ama seus leitores porque eles, junto com o apóstolo, conhecem a verdade e andam nela. A verdade é a base do verdadeiro amor cristão. Nós amamos os irmãos porque professamos a mesma verdade sobre Deus e Cristo. Todavia, eis o que o apóstolo do amor proferiu contra mestres e líderes evangélicos que haviam se desviado do caminho da verdade:
- “Eles saíram de nosso meio; entretanto, não eram dos nossos; porque, se tivessem sido dos nossos, teriam permanecido conosco; todavia, eles se foram para que ficasse manifesto que nenhum deles é dos nossos” (1Jo 2.19).
- “Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Este é o anticristo, o que nega o Pai e o Filho” (1Jo 2.22).
- “Aquele que pratica o pecado procede do diabo” (1Jo 3.8).
- “Nisto são manifestos os filhos de Deus e os filhos do diabo” (1Jo 3.10).
- “todo espírito que não confessa a Jesus não procede de Deus; pelo contrário, este é o espírito do anticristo, a respeito do qual tendes ouvido que vem e, presentemente, já está no mundo” (1Jo 4.3).
- “... muitos enganadores têm saído pelo mundo fora, os quais não confessam Jesus Cristo vindo em carne; assim é o enganador e o anticristo... Todo aquele que ultrapassa a doutrina de Cristo e nela não permanece não tem Deus... Se alguém vem ter convosco e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem lhe deis as boas-vindas. Porquanto aquele que lhe dá boas-vindas faz-se cúmplice das suas obras más” (2Jo 7-1).
Poderíamos acusar João de falta de amor pela firmeza com que ele resiste ao erro teológico?
O amor que é cobrado pelos evangélicos sentimentalistas acaba se tornando a postura de quem não tem convicções. O amor bíblico disciplina, corrige, repreende, diz a verdade. E quando se vê diante do erro seguido de arrependimento e da contrição, perdoa, esquece, tolera, suporta. O Senhor Jesus, ao perdoar a mulher adúltera, acrescentou “vai e não peques mais”. O amor perdoa, mas cobra retidão. O Senhor pediu ao Pai que perdoasse seus algozes, que não sabiam o que faziam; todavia, durante a semana que antecedeu seu martírio não deixou de censurá-los, chamando-os de hipócritas, raça de víboras e filhos do inferno. Essa separação entre amor e verdade feita por alguns evangélicos torna o amor num mero sentimentalismo vazio.
O amor, segundo Paulo, “é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal; não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta” (1Coríntios 13.4-7). Percebe-se que Paulo não está falando de um sentimento geral de inclusão e tolerância, mas de uma atitude decisiva em favor da verdade, do bem e da retidão. Não é de admirar que o autor desse "hino ao amor" pronunciou um anátema aos que pregam outro Evangelho (Gálatas 1). Destaco da descrição de Paulo a frase “O amor regozija-se com a verdade” (1Coríntios 13.6b). A idéia de “aprovar” está presente na frase. O amor aprova alegremente a verdade. Ele se regozija quando a verdade de Deus triunfa, quando Cristo está sendo glorificado e a igreja edificada.
Portanto, o amor cobrado pelos que se ofendem com a defesa da fé, a exposição do erro e o confronto da inverdade não é o amor bíblico. Falta de amor para com as pessoas seria deixar que elas continuassem a ser enganadas sem ao menos tentar mostrar o outro lado da questão.
Veja mais artigos de Augustus Nicodemus
no blog http://tempora-mores.blogspot.com/
quarta-feira, 15 de julho de 2009
COPA EVANGÉLICA DE FUTSAL 2009
segunda-feira, 6 de julho de 2009
Resultados Finais da Copa
((( EL - SHADAI )))
CAMPEÃ
DA 1ª COPA EVANGÉLICA
DE IRECÊ
sexta-feira, 3 de julho de 2009
Copa Evangélica
ADI 2 1 X 7 Mil
ADI Sede 12 X 1 Betânia 2
Catedral 3 X 5 Betel
IPB 2 2 X 6 Betânia 1
IPB 1 9 X 2 Quadrangular
ADI 5 2 X 4 El-Shadai
ADI 2 5 X 6 IPB 2
ADI Sede 2 X 5 IPB 1
Catedral 7 X 3 ADI 5
sexta-feira, 26 de junho de 2009
sexta-feira, 19 de junho de 2009
sexta-feira, 29 de maio de 2009
Presbiterianos no Jornal Nacional
O Jornal Nacional começou a apresentar, a partir de terça-feira (26/05), uma série de reportagens sobre obras sociais de algumas das dezenas de igrejas evangélicas presentes no Brasil, entre elas a Igreja Presbiteriana.
“Com o Lutero, você vai ter toda uma nova teologia muito calcada na interpretação, na leitura da Bíblia. Você tem que assumir para você que está tudo ali na Bíblia. As suas orientações estão na Bíblia para a sua vida”, declara a socióloga Maria das Dores Machado. E está lá escrito: a missão dos cristãos é divulgar a palavra de Deus mundo afora. Os presbiterianos foram para Dourados, no Mato Grosso do Sul, em 1928, para levar o Evangelho, com autorização da Funai, para a maior aldeia do Brasil. A Igreja Presbiteriana tem origem no Século 16, está no Brasil desde 1859 e tem hoje 980 mil fiéis. É conhecida por reforçar os valores éticos e morais. Na missão Caiuá, um hospital só para eles. Também uma escola, com ênfase evangélica.
quinta-feira, 28 de maio de 2009
PORQUE JESUS NOS LEVA PARA O MONTE?
Os montes, na história bíblica, são referenciais do poder, da magestade, da provisão, da comunicabilidade, do juízo, da estabilidade, da eternidade, da redenção, da comunhão de Deus (Sl 24:3-56). Falar de montes como Sinai (Moisés...) e Horebe (Elias...), dentre outros, é falar de um Deus que intervém na história humana permanentemente chamando o homem a Si mesmo. Ele quer nos levar hoje, em Cristo, para o MONTE DA SUA COMUNHÃO. Por quais razões Deus faz isto?
Por Pr. JAIR FRANCISCO MACEDO – jajamacedo@hotmail.com
terça-feira, 26 de maio de 2009
O EVANGELICALISMO MODERNO E O DESPREZO PELAS ESCRITURAS
segunda-feira, 25 de maio de 2009
Igreja Reformada
quarta-feira, 20 de maio de 2009
Fórum da Mocidade
Todos os temas para debater e refletir.
segunda-feira, 18 de maio de 2009
Crentes fora de moda
quinta-feira, 14 de maio de 2009
Aniversário da 1ª IPB em Irecê
Aniversário da 1ª IPB em Irecê |
(Álbum) Click na imagem ao lado para visualizar as fotos.
quarta-feira, 13 de maio de 2009
Vídeos do II Simpósio Internacional Darwinismo Hoje
Veja todos os videos
Estamos crescendo, mas temos nossos problemas.
terça-feira, 5 de maio de 2009
Aniversário
Onde estaremos agradecendo ao Senhor pelas