sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

OS PENTECOSTAIS E A SÍNDROME DO ARMAGEDOM

por Rev. Flávio C. Martins.
Ultimamente tenho me encontrado com certa freqüência com alguns pentecostais que geralmente me abordam com assuntos escatológicos, principalmente quando descobrem que sou pastor. Na maioria das vezes são conversas muito chatas. O papo todo gira entorno das últimas coisas, sinais dos tempos, profecias preditivas, conspirações, anticristos, nova era, etc. Eles produzem uma espiritualidade a partir de conceitos escatológicos geralmente deturpados. Não se sabe muito bem o que eles querem, mas acredito que é uma forma de se imporem no universo evangélico. Como se estivessem dizendo: “Ei, Estamos aqui”. Eles fazem de tudo pra se mostrarem, pra serem reconhecidos. E o que é pior, eles adoram evangelizar crentes! Principalmente os de princípios ortodoxos. Pra eles, quem não se liga no armagedom, não ta com nada.

Não que as últimas coisas não sejam importantes, a questão é que o cristianismo é muito maior que isso. Apresentar o evangelho apenas na perspectiva da escatologia é minimizar tudo aquilo que Cristo disse e fez acerca do Reino de Deus. Ademais, o armagedom não é o fim nem a finalidade da encarnação de Cristo.

Uma interpretação mais séria do armagedom nos levará a conclusão de que esse evento exposto em Apocalipse 16:12-16, não será necessariamente um evento único ou literal. Durante toda a peregrinação do povo de Deus houve muitos armagedons, e haverá outros até ao dia em que Cristo virá. É possível compreender que haverá uma última batalha, ainda assim não é conveniente fazer o alarde que os pentecostais fazem entorno desse evento.

Quando converso com algum pentecostal sobre o tema – na maioria das vezes eu fujo desse tipo de diálogo – a impressão que tenho é que eles se utilizam desse tema para identificar se somos crentes ou não: se entendermos como eles o armagedom, somos seus irmãos; se entendemos de forma diferente eles começam a nos evangelizar.

Sem falar daquela postura desocupada de profeta de plantão: tudo o que acontece ao nosso redor é, para eles, em potencial, “sinal” de que o armagedom está próximo. Dias atrás um deles me disse que a atual crise mundial redundará na “última batalha”, e logo a seguir, se dará o retorno de Cristo. E não são poucos os que acham que Barak Obama é o anti cristo.

Mas o que me de deixa mais irritado é quando me deparo com alguns dos nossos irmãos de influência mais reformada navegando nesse mar revolto da teologia pentecostal. A impressão que tenho é que, no fundo, os de linhagem reformada são bem desenformados quanto à escatologia. Há um enorme emaranhado de idéias e interpretações confusas sobre as últimas coisas que levam muita gente a se apegar a qualquer tipo de interpretação ambígua que geralmente terminam ficando meio paranóicos com o “fim do mundo” e coisas do gênero.

É preciso que os nossos líderes sejam francos, honestos para informarem às suas ovelhas sobre a escatologia de um modo que as levem a refletir inteligentemente naquilo que a Palavra de Deus expõe nos textos apocalípticos. Fazendo uma boa exegese do texto sagrado usando boas fontes, procurando ensinar apenas aquilo que Deus desejou falar em sua Palavra escrita. Certa vez Calvino – a cerca de um possível comentário do livro de Apocalipse – disse: “Não quero dizer o que Deus não disse”.

quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

FELIZ 2009!

Desejamos a todos um ótimo 2009, cheio de realizações e de novas amizades. Cada indivíduo é um ser único e especial, que traz dentro de si um pouco da grandeza do criador. Porém esta grandeza vai sendo escondida e esquecida pelos desencontros e dificuldades da vida. Vamos perdendo a sensibilidade de enxergar a alma das pessoas, e somos levados a nos guiar apenas pelas aparências externas das pessoas e pelos nossos desejos de consumo. Podemos tentar ser felizes com o que temos, mas também podemos ter a felicidade de buscar aquilo que acreditamos merecer da vida, mas a verdade é que não se pode ser feliz sozinho, nem tampouco a dois. Ser feliz é compartilhar um estado de espírito de harmonia com todos aqueles que nos cercam. As pessoas valem mais que as coisas, o sentimento vale mais que o tempo e o amor mais que o conhecimento. Por isto, respeite, sinta e ame cada momento de sua vida, e saiba que o amor de Cristo abre as portas da eternidade.
Que o ano de 2009 seja cheio da Graça e Bençãos de Deus em nossa vidas.
Muita paz, prosperidade, saúde, felicidade e sucesso!

Campanha de Natal


A UMP da 1ª IPB de Irecê agradece em primeiro lugar ao Nosso Amado e Maravilhoso Deus por nos fazer servos fiéis a Tua obra, pela saúde, pela criatividade, paz e sucesso nesta Campanha de Natal. Agradecemos pelo apoio fundamental do nosso amado Pastor Flávio e sua esposa Luciana, ao departamento da SAF, em especial a Leo representando a Distribuidora de Cosméticos UNIBEL pelo apoio social, com o fornecimento de cachorro-quente pra meninada.

“Seja sobre nós a graça do Senhor, nosso Deus;
confirma sobre nós as obras das nossas mãos...” Sl. 90:17

Natal no Ponto de Pregação

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Homenagem

Rev. Flávio Martins e Luciana Martins
Um jantar para comemorar a união de tantos anos e momentos juntos. Durante este tempo várias sementes foram plantadas, muitas já germinam ou germinaram, crescem Graças A Deus que opera em servos como vocês. Nesta despedida tivemos muito mais pra comemorar do que lamentar. Muita Felicidade e Paz é o que deseja toda a
União de Mocidade Presbiteriana da 1ª IPB de Irecê a vocês!