terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

E-mail para um Filho Prodigo



"E, levantando-se, foi para seu pai. Vinha ele ainda longe, quando seu pai o avistou, e, compadecido dele, correndo, o abraçou, e beijou".(Lc.15.20)


Recentemente recebi um e-mail de um jovem que fazia o seguinte pedido: Quero pedir oração aos irmãos para que Deus me aceite de novo em sua CASA. Você pode estar perguntando: Como esse e-mail chegou até ele? Na realidade, recebo e-mails que são reenviados do site da IPB, de pessoas que se cadastraram para pedirem orações em favor de suas vidas. Já recebi vários. Mas fiquei tão impressionado com esse que lhe escrevi as seguintes palavras como segue abaixo.


Sim, estaremos orando por você. A Igreja de Cristo estar aberta para você e tantos quantos quiserem retornar para a CASA DO PAI. Lembra o que nos ensinou Jesus sobre o amor incondicional do PAI ao filho prodigo? O evangelho é as boas novas daquele que nos dá uma segunda chance. Muitas pessoas na Biblia receberam uma segunda chance, inclusive o filho prodigo. "Depois" de tantos erros, sofrimento, solidão e fome. Ele lembrou de como era a vida na CASA DO PAI. Mas ele não somente lembrou, a Biblia diz - que ele caiu em si. As lembranças foram tão profundas que ele viu o seu estado e quis mudança. O que será que ele lembrou? SERÁ QUE FOI A CASA, A CAMA, A COMIDA, A ALEGRIA, AS CANÇÕES?

Creio que a causa do seu retorno foi querer viver eternamente perto do PAI, ao ausentar ele viu e sentiu o VAZIO do que é estar longe do PAI, viveu de fato um inferno existencial. Ele voltou, porque entendeu a seguinte lição: o que o fazia feliz não era as dadivas que vinham das mãos do PAI, mas o PAI. Como tem uma canção muito bonita que diz: "do que adianta ter as riquezas desse mundo ou ser honrado por todos, se eu não estiver perto de Ti". Caro amigo, a Igreja de Cristo estar aberta para você. E o primeiro passo para o retorno pode ser dado ae mesmo onde você estar. Esse passo se chama - arrependimento. Tem uma frase de Aristotelis que diz: Quando olhamos para o passado, olhamos para o chão. Mas quando olhamos para o futuro, vemos o céu.

O PAI está te esperando e haverá festa nos céus pelo seu retorno!

"...há júbilo diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende"(Lc.15.10)

Pegue a sua Biblia e leia Lucas 15.11-32.

Em Cristo, Pastor Calmito Marcio

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

A Feiura da Beleza


Durante um almoço com o pessoal do meu serviço a conversa na mesa foi direcionada àquilo que está na cabeça da maioria do povo brasileiro nessa época: o Carnaval. Diversas pessoas contaram histórias de suas visitas a ensaios de blocos carnavalescos, declararam seu amor por uma escola de samba específica e contaram vantagem de quanto haviam bebido nesses eventos.
Eu já havia dado graças a Deus que ninguém havia entrado em detalhes mais específicos de suas peripécias imorais e que a discussão estava acabando, quando a mesa parou a conversa e olhou pra mim. Todos presentes sabiam de minha fé, já havia conversado explicitamente com a maioria sobre o evangelho e vi que eles notaram minha ausência na conversa.
(ELES) – “E você Daniel, nunca participou do Carnaval?”
(EU) – “Não.”
(ELES) – “Você já assistiu a algum desfile de Carnaval?’(EU) – “Não.”
(ELES) – “Poxa cara, a gente entende seu lado sobre sexo, a farra toda, a bebedeira, mas essas coisas não fazem parte do desfile. O desfile é BONITO. A BELEZA de um bloco é algo inquestionável! Não é?”(EU) – “Gente, é aí que vocês se enganam…”
A “beleza” do Carnaval é deturpada. O exemplo mais claro disso são os corpos femininos expostos (basta ver 3 segundos de comercial na televisão pra saber). A beleza feminina foi feita para ser usufruida dentro de um contexto específico, o casamento. Para ser apreciada pelo marido. Infelizmente, no carnaval, os corpos são expostos para TODOS verem, sem pudor. Sendo assim, a beleza feminina é a beleza deturpada mais óbvia presente no carnaval.
Segundo, todo bloco tem seu samba, seu enredo e através disso passa uma mensagem. Só que na maioria das vezes a mensagem é contraditória com aquilo que é pregado na Bíblia. Dificilmente se encontra algum tema bom entre as escolas de samba e a oportunidade de impactar milhares e milhares de pessoas positivamente é desperdiçada. Um de meus colegas argumentou dizendo que algumas escolas falam de ecologia, sobre a preservação da natureza, pois é criação de Deus, e o homem não tem direito de destruir a natureza, etc…
Agora reflitamos um pouco nisso. Se olharmos a cena com cuidado, veremos que a contradição é gritante! Imagine só, um monte de gente dançando e pulando, gritando, proclamando que devemos preservar a mata, os rios, os animais, pois a NATUREZA é criação de Deus! (okay, beleza, até aí aceito a mensagem). Só que, logo depois da transmissão dessa linda mensagem, os integrantes e os que assistiam participam e organizam os bacanais, a bebedeira desenfreada e uma miscelânia de outras atividades prejudiciais a sua saúde. Ou seja, o corpo deles, que é NATUREZA, que também é criação de Deus, é destruido por eles próprios (hipocrisia pura) sem ao menos pensarem duas vezes.
Não há nada de positivo no Carnaval. Não há nada de verdadeiramente belo no Carnaval. A única coisa pra qual o Carnaval pode ser útil é como expositor da Depravação Total do homem. Morno é o crente que assiste tudo isso e não enxerga como o mundo necessita de Cristo.
E é por isso que, para mim, criado e crendo na Palavra de Deus e suas verdades, só enxergo a feiura da beleza do Carnaval brasileiro.
Texto de Daniel Portela