quarta-feira, 15 de abril de 2009

Feitiçaria Evangélica

O fenômeno evangélico no Brasil adquiriu uma caricatura dantesca. O Evangelho de Jesus Cristo ficou em segundo plano em nome de "uma nova visão" . Ser cristão evangélico no Brasil implica uma identidade difusa:

1) ser "crente" se resume basicamente à magia religiosa, exercitada em auditórios onde se promete cura e proteção, sucesso financeiro e soluções imediatas para problemas e conflitos;

2) O discipulado de Jesus foi substituído pela venda de soluções fáceis;

3) A vida comunitária foi substituída pela metodologia empresarial como recurso de expansão;

4) A celebração da fé foi substituída por rituais grotescos, numa mistura de superstição, feitiçaria gospel e macumba "ao contrário";

5) Pastores foram substituídos por gurus, apóstolos e outros heróis, mais ocupados em comandar um grande exército que em conduzir pessoas à intimidade com Deus;

6) A Bíblia foi substituída por uma teologia popular, com discursos extraídos das falas dos líderes carismáticos, na qual o sentido original da bíblia é deturpado e diluído de boca em boca, até chegar ao último da fila como sal que para nada mais presta;

7) O engajamento no Reino de Deus foi substituído pela adesão ao "ministério do fulano", às "cobertura do sicrano" e à "visão do beltrano";

8) A cruz, como símbolo maior do cristianismo, foi substituída por bonés, adesivos e camisetas com estampas da comunidade A, ministério B e apóstolo C.Enfim, parece mesmo que "outro evangelho" está sendo anunciado, e por ser outro deve ser anátema (maldito).

Por Pr. Ed René Kivitz.

4 comentários:

Joca de Mello disse...

Lembro daquela passagem bíblica quando jesus expulsou do templo os mercadores e vendilhões mostrando alí que a casa de seu pai não é casa de comércio,infelizmente temos visto hoje o surgimento de algumas denominações se dizendo ¨evangélicas¨ mas que transformam seus templos em verdadeiras casas de comércio negociando a palavra sagrada do senhor e vendendo até a salvação da alma e solução fácil para todos os problemas,para isso usam as mais caras e avançadas técnicas de marketing deixando de lado o verdadeiro papel de igreja do Senhor e se transformando em empresas faraônicas,vultuosas e altamente lucrativas para seus donos,se aproveitam da ignorancia de muitos,como diz o Senhor: ¨O meu povo perece por falta de conhecimento¨,é preciso conhecer a verdade pois só ela nos libertará,sendo assim amados irmãoslevemos esta verdade a tantos quanto pudermos.

Anônimo disse...

Qual a solução para isso? Uma resposta satisfatória é voltar as Escrituras, o desequilibrio está presente em tudo que temos visto, principalmente na televisão, igrejas mercadejando um produto que não acredito que seja o evangelho genuino de Cristo. Sinceramente falando, os homens podem produzir muitas coisas, "curas", "exorcismos", "lagrimas",
"sucesso" e outras "coisas" como sorrisos, "pregações verdadeiras" ou quase, mas jamais conseguirão produzir uma "salvação" porque essa vem dos céus, e isso é impossivel ao homem de fazer. (Mc.10.27)
'Em teu nome profetizamos... expelimos demonios... fizemos muitos milagres... e Ele dirá - "Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade"(Mt.21-23.
Para nós fica sempre a advertência - "Nem tudo que reluz é ouro". 'Nem tudo que vemos na televisão é a verdade", "nem tudo que ouvimos a cerca de Deus, procede de lábios que confessam o nome de Deus".

Sola Scriptura

Anônimo disse...

todos procuram a Deus mas ele nao disse que seria igaul para visao de todos, nao devemos criticar sobre a forma de trabalho dos outros pois isso nao importa e o que importa é a palavra de Deus sua escritura sagradas pois la contem tudo o que prescisamos , hoje temos muitos crente mas poucos convertidos genuinamente a Deus , fazendo tudo por ele e para ele pois em LC10:27, quando realmente fizermos isso nao sobrara tempo para murmura do agir de Deus de apontar defeitos nos outro e nao ver nosso proprio defeito.Se Deus permite que esse tipo de igreja seja aberta e prospere nao sou EU e nem VOCE que vamos impedir o agir de DEUS. vamos acordar igreja do senhor o trabalho é grande e o tempo curto, chega de olhar para os lado , nao vamos perder o foco JESUS VOLTARA.

Anônimo disse...

iNFELISMENTE ESTAMOS VIVENDO NUM TEMPO QUE MUITOS PREGADORES ESTÃO VAZIOS DAS COISAS DE DEUS E ESTÃO USANDO MEIOS MISTICOS OU COM UM TOQUE DE MAGIA PARA TENTAR ENVOLVER O AUDITÓRIO COM MENTIRAS E FALSIDADES EM NOME DE DEUS,PRECISAMOS REVER OS CONCEITOS E PARÃMETROS DA PALAVRA DE DEUS,PRECISAMOS ANALIZAR QUEM NÓS ESTAMOS CONVIDANDO PARA PREGAR EM NOSSOS PÚLPITOS,DA ONDE O PREGADOR VEIO,QUAL É A SUA IGREJA,E SE POSSÍVEL FOR PROCURAR SABER SOBRE ELE NA ULTIMA IGREJA QUE ELE PREGOU COMO ELE É E SE É CONFIÁVEL.

Postar um comentário