quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Não deixe a chama se apagar

Por Pb. Aislan Guedes da Silva
Texto base: Mateus 25;1 a 13
- a parábola das dez virgens.


Diante desta parábola o Senhor Jesus, nos mostra a realidade do reino dos céus, ele faz uma comparação entre o noivo e as dez virgens, com Ele mesmo e os crentes. Primeiro Ele diz que havia 10 virgens aguardando o noivo, cinco delas eram néscias e cinco prudentes, e conta à parábola que o noivo se atrasa e as virgens estavam com as lâmpadas a aguardar o noivo, porém as néscias não traziam consigo uma reserva de azeite para acaso viesse precisar para não se apagar as lâmpadas, já as prudentes tinham uma reserva para passar a noite toda; aconteceu que foi anunciada a chegada do noivo e eis que as néscias se desesperaram, pois as suas lâmpadas estavam para se apagar, enquanto as prudentes estavam tranqüilas, pois tinham sua reserva de azeite, as néscias pediram as prudentes, porém estas negaram, então elas saíram para ir comprar no mercado, e justamente nesse momento o noivo chegou, passou por elas, porém elas em trevas não o viram, e ele entrou nas bodas com as prudentes e fechou a porta, as néscias chegaram e encontraram a porta fechada, e clamaram para que se abrisse, porém o noivo, não abriu, e disse que não as conhecia, e ordenou que vigiasse, pois não sabia o dia e a hora da sua chegada. Diante deste contexto, podemos observar que Jesus, faz verdadeiramente uma comparação com a igreja, a sua vigilância, preparação e perseverança na fé e no aguardo da volta do Senhor na sua glória. Observemos agora três lições deste texto para a vida do crente:

1- Devemos estar sempre vigilantes e ansiosos pela vinda do Senhor.
· Tiremos pelo exemplo das virgens prudentes: todas tinham suas reservas de azeite, prontas para aguardar o noivo à noite toda. v4
· O Senhor nos alerta a respeito da vigilância, lá em Mc 14:38 diz “ Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.”; ele alerta também na própria parábola no v13, “vigiai”.
Nós crentes devemos estar sempre atentos, devemos viver como se Cristo estivesse pra vir daqui a um momento, e não como se fosse para amanhã ou daqui um mês ou até um ano ou anos. Cristo vem a qualquer momento não sabemos a hora nem o dia, por isso estejamos sempre com a nossa chama do espírito acesa, tendo muita fé em Deus, sempre O adorando em espírito e em verdade, louvando suas maravilhas, orando bastante, lendo sua Palavra, trabalhando em sua obra, evangelizando, e sempre nos fortalecendo na comunhão com os irmãos na fé.

2- O imprudentes serão deixados pra trás.
· Aqueles que estão em trevas não verão o momento que o Senhor chegará. v10
· O exemplo das virgens néscias nos chama a atenção para a questão de que aqueles que deixarem seu fogo se apagar serão deixados pra trás. v11
Aqueles que deixarem a sua chama se apagar, infelizmente serão deixados pra trás, as virgens deixaram suas lâmpadas se apagarem e a conseqüência foi que o noivo chegou e elas não o viram, pois estavam em trevas e Ele passou por elas e fechou a porta. O crente que deixa a sua chama se apagar, esta correndo o risco de ser deixado pra trás, o crente que não ora mais, não louva e adora a Deus com todo coração, não lê a Palavra, tem pouca fé, que é religioso, simplesmente vai a igreja por ir, entra e sai do mesmo jeito que entrou, não se dispõe a fazer a obra do Senhor e se detém nas coisas mundanas; esse tipo de crente, não é crente de verdade e será deixado pra trás, quando o Senhor vier na sua glória e arrebatar a igreja.

3- Não deixe pra depois, para reacender a sua chama, pois pode ser tarde demais.
· As néscias deixaram para o momento em que o noivo chegou para irem em busca de azeite para suas lâmpadas, e quando chegaram a porta já havia se fechado e não se abriu mais. v.11, 12
· Não podemos deixar para depois pois não sabemos nem a hora ou o dia em que Ele virá (v13). A palavra do Senhor nos diz em Mt 25:27 “Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até o ocidente, assim será também a vinda do filho do homem.” A vida do Senhor será repentina, ele pegará todos de surpresa e quem estiver despreparado não terá tempo de voltar atrás.
Não podemos deixar pra amanhã ou depois, para consertar o que está errado em nós, é necessário nos examinar dia a dia, pra ver se estamos realmente com nossas chamas acesas, e se estivermos com as nossas “reservas de azeite” se esvaziando, vamos em busca antes que a chama se apague e o Senhor nos encontre em trevas, como esta escrito em Mt 24; 44 “Por isso ficai também vós apercebidos; porque numa hora em que não penseis, virá o Filho do homem.”, e não acabe ficando pra trás, “e ele vos responderá: Não sei donde sois; apartai-vos de mim, vós todos os que praticais a iniqüidade. Ali haverá choro e ranger de dentes quando virdes Abraão, Isaque, Jacó e todos os profetas no reino de Deus, e vós lançados fora. Lc 13;27,28 ”.
Portanto, devemos estar sempre vigilantes, preparados e ansiosos pela vinda do nosso Senhor Jesus Cristo, ela será repentina, por isso devemos estar sempre com a chama de nossos corações acesas, adorando o nosso Deus de todo o coração e o servindo sempre com alegria, por que muitos nas igrejas dirão “Comemos e bebemos na tua presença, e tu ensinaste nas nossas ruas. Lc 13;26 ”, mas não entregaram suas vidas verdadeiramente ao Senhor e Ele responderá; “Não sei donde sois; apartai-vos de mim, vós todos os que praticais a iniqüidade.Lc13;27” Mt 22:14 “Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos.”
Que Deus nos abençoe.

Um comentário:

Presbitero Aislan disse...

Nota do autor:

Gostaria de deixar bem claro que este texto acima, não visa contrariar a doutrina da "PERSEVERANÇA DOS SANTOS",pelo contrario, gostaria de dizer que creio totalmente na perseverança dos santos, quando me refiro no texto as "virgens néscias", na verdade elas são o "joio" no meio no meio da Igreja de Deus, que crescem junto com os santos(trigo), mas é pelos seus frutos que são conhecidos, então o Senhor da ceifa, fará a diferença, e o joio será lançado no fogo, onde ali, haverá choro e ranger de dentes, as "virgens prudentes", são os salvos, os escolhidos, as ovelhas que ouvem a voz do Bom Pastor(Jesus Cristo), os predestinados para salvação em Cristo, são os ramos da videreira que produzem bons frutos.

Postar um comentário