quinta-feira, 5 de março de 2009

Como ser crente num mundo de descrentes? (Sl.120)

Por Rev. Calmito Márcio
Nas minhas férias em janeiro, fui abordado por alguns adolescentes, que queriam ansiosamente obter uma resposta para os seus dilemas. A pergunta era de cunho moral. Confesso que fiquei embaraçado, de ter que dar uma resposta aos seus questionamentos. Pois, nem todas as perguntas são fáceis de respondermos. Ser crente nesse mundo, é viver constantemente pensando, questionando e sendo questionado. Quase sempre, ouvimos, perguntas referentes à nossa fé. Somos questionados sobre o aborto, homossexualismo, pornografia, festas mundanas, divórcio e outros temas que surgem. As pessoas querem saber a nossa opinião. Falando francamente, qual é a resposta, que nós crentes, temos dado a essa sociedade sem Deus? Como viver aqui sem ser moldado pelo secularismo? Acredito piamente, que a Bíblia sempre tem uma resposta para os nossos dilemas.
Contexto do Salmo
O presente texto que abordaremos é conhecido como o primeiro Salmo de Romagem, e foi escrito, para ser cantado nas viagens de peregrinação, que os crentes faziam quando subiam para Israel. Essas viagens duravam de três a quatro dias. Nós não sabemos muita coisa do lugar que ele está morando, mas com certeza era um lugar de descrentes. E por isso ele tinha muitos desafios. A pergunta que fazemos é: como ele mantinha a fé, em meio a pessoas que não se importavam com Deus? O presente artigo visa trazer luz a essa pergunta.
Como ser crente num mundo de descrentes?
Nesse Salmo aprendemos três lições. Vejamos:
1°- Vivendo em oração ;
“Na minha angústia, clamo ao Senhor e ele me ouve”(Sl.120.1).
O salmista mostra que ele tem alguém para recorrer em dias de angustia e medo. Em dias assim, ele clama ao Senhor. Para ele Deus é um Deus presente. A sua experiência mostra que ele clama ao Senhor e ele ouve. Existe um Deus no céu e Ele está interessado no que está passando na terra.
Francis Schaeffer diz: “Ele está lá e não está em silêncio”. O Deus que cremos participa da nossa caminhada aqui nesse mundo. O salmista Davi tem essa compreensão, vejamos: ”Laços de morte me cercaram, e angustias do inferno se apoderaram de mim; cai em tribulação e tristeza. Então, invoquei o nome do Senhor: Ó Senhor, livra-me a alma” (Sal.116.4). E no início desse Salmo ele diz: Amo o Senhor porque ele ouve a minha voz. Porque oramos nesse mundo? Oramos porque, por intuição ou experiência, compreendemos que a comunhão mais íntima com Deus só se obtém por inter­médio da oração. Pergunte às pessoas que enfrentaram tragédias ou provações, dor ou sofrimento profundo, fracasso ou derrota, solidão ou discriminação. Pergunte o que ocorreu em suas almas quando, finalmente, caíram de joelhos e derramaram o coração diante do Senhor. (Bill Hybels) No dia 11 de setembro de 2001, na destruição do World Trade Center, uma coisa que foi observada é que, por todos os lados dos Estados Unidos da America havia irmãos orando por aquele país. Os efeitos da oração são muitos na nossa vida. Através dela temos: intimidade com Deus, enchimento com Espírito Santo, santidade, provisão, crescimento espiritual e avivamento. Lembre-se: “A oração nos faz respirar espiritualmente”.
2° - Temendo as conseqüências do pecado;
“Senhor, livra-me dos lábios mentirosos e da língua enganadora. Que te será dado ou que te será acrescentado, ó língua enganadora? Setas agudas do valente e brasas vivas de zimbro””.(v.2-4) O salmista quer estar livre da influência do pecado. Ele está pedindo a Deus para livrá-lo da mentira e do engano. Porque ele está pedindo livramento? Porque ceder a esses pecados é um dos passos para obedecermos aos desejos de satanás. (Jo.8.43-45) Entrelaçado a quase todo tipo de pecado está à mentira. O mundo tenebroso mente, engana e odeia. A mentira e o engano são a ponta do iceberg desse mundo maligno. Esse crente está pedindo proteção- “Livra-me”.
Podemos tolerar o pecado nas nossas vidas? Qual o pecado que mais tem te perseguido? Como você vai se livrar dele? O autor cita nesse texto a frase “Setas agudas do valente e brasas vivas de zimbro”. O que devemos entender sobre isso? a) As flechas agudas do valente- faziam feridas profundas. b) Brasas vivas de zimbro – algo que demorava de apagar. E essas eram as conseqüências para os pecadores de Meseque e Quedar, dor e marcas profundas por causa dos seus pecados. O crente fica desesperado quando ver tanto pecado
“Ai de mim que peregrino em Meseque” - um povo que vivia no que agora é a Pérsia ocidental e a Armênia. E “Habito nas tendas de Quedar”- os nômades da Arábia além de Moabe e de Amom. Particularmente, gosto da expressão “ai de mim”, pois notamos um grito de dor e sofrimento ao ver tanto pecado. E era isso que ele estava vendo nesses lugares. O salmista temia as conseqüências do pecado em sua vida. O pecado pode até dar prazer, mas ele feri o homem e é difícil de ser apagado. Veja as conseqüências do pecado na vida de Davi: Porque, pois, desprezaste a palavra do SENHOR, fazendo o mal diante de seus olhos? A Urias, o heteu, feriste à espada, e a sua mulher tomaste por tua mulher; e a ele mataste com a espada dos filhos de Amom. Agora, pois, não se apartará a espada jamais da tua casa, porquanto me desprezaste, e tomaste a mulher de Urias, o heteu, para ser tua mulher. Assim diz o SENHOR: Eis que suscitarei da tua própria casa o mal sobre ti, e tomarei tuas mulheres perante os teus olhos, e as darei a teu próximo, o qual se deitará com tuas mulheres perante este sol. Porque tu o fizeste em oculto, mas eu farei este negócio perante todo o Israel e perante o sol. (2 Sm. 12.9.12). Se queremos honrar a Deus nesse mundo, precisamos temer as conseqüências do pecado.
Clamemos com essas palavras:
Eu quero uma lei no meu intimo: de temor piedoso e atento, Uma sensibilidade ao pecar, uma dor quando ele se aproximar. Ajuda-me quando sentir sua primeira tentativa de orgulho ou mau desejo chama a atenção do meu desejo errante e apaga o graveto em fogo. De ti eu não posso mais longe vaguear, não mais tua vontade molestar. Concede-me o temor filial, eu oro. Uma consciência sensível dá-me, rápida como o piscar. Oh! Deus, minha consciência molda, acorda minha alma quando o pecado se aproximar. E a mantenha sempre alerta (Charles Wesley)
3° - Evidenciando que você é diferente.
Já há tempo demais que habito com os que odeiam a paz. “Sou pela paz”... Quando falo, eles teimam pela guerra. (v.6-7) As atitudes do crente são diferentes. O DNA do crente é diferente. Ele foi formado por Cristo, sendo, diferente de todos que advogam as causas mundanas e perversas. Temos uma nova natureza é isso que Paulo mostra aos crentes de Corinto – “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas” (2 Co.5.17). Somos diferentes, e, não é essa, a postura que temos que tomar no mundo? No mundo, mas não do mundo. Somos chamados para fazer a diferença no mundo. Cristo disse: “Vós sois o sal da terra... vós sois a luz do mundo”. (Mt. 5.13-14). E assim, temos que viver. Francamente falando como tem sido as sua ações? Você é diferente ou igual? Você está vencendo o mundo ou propagando suas idéias? Quero terminar com as palavras de JESUS. –
“Não peço que os tires do mundo,
e sim que os guardes do mal” (Jo.17.15)

4 comentários:

¬ disse...

Amém, louvado seja o Nome do nosso Senhor...
Essa palavra me fortificou muito.

Anônimo disse...

A vida com Deus é ótima porém não é nada fácil devemos orar muito e vigiar mais ainda o inimigo está doido para tragar a minha e a sua vida, pois essa é a missão dele Matar: as nossas esperanças em Deus. Roubar: a nossa fé e Destruir: o nosso lar.Mais eu creio em um homem que um dia morreu em uma cruz pra salvar a minha e a sua vida das garras do inimigo e esse homem se chama Jesus Cristo meu Deus meu Pai meu Amigo meu Amor a razão pela qual eu vivo hoje. Karolyne G.

José Cláudio - Pastor da IPB de LEM disse...

Muito bom reverendo. Gostei da sua publicação.

José Cláudio - Pastor da IPB de LEM disse...

Muito bom reverendo. Gostei da sua publicação.

Postar um comentário